Dia Nacional do Imigrante Italiano

O Dia Nacional do Imigrante Italiano é uma homenagem aos italianos que tanto contribuiram para o progresso e desenvolvimento do Brasil.

DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO

 

O fenômeno da emigração italiana se destaca dos demais porque nenhum outro país conheceu uma emigração de tamanha dimensão.

O Brasil representa a maior comunidade de descendentes de italianos no mundo, com mais de 27 milhões de ítalo-brasileiros que representam aproximadamente 13% da população total.

O dia 21 de fevereiro foi instituído como o Dia Nacional do Imigrante Italiano através da Lei 11.687/08, de autoria de Gerson Camata e sancionada pelo então vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva em 02 de junho de 2008. O dia 2 de junho é uma data significativa para a Itália por ser o dia da Proclamação da República, em 1948.

A primeira viagem de italianos que emigraram para o Brasil começou no dia 03 de janeiro de 1874, no porto de Gênova, no Vapor Sofia, com 386 famílias que chegaram ao Brasil em 21 de fevereiro de 1874. Os imigrantes foram trazidos por Pietro Tabacchi para povoar as terras a ele concedidas no município de Santa Cruz. Tabacchi, que viera para o Brasil depois de ir à bancarrota na Itália, batizou suas terras de “Nova Trento”, em homenagem à cidade onde nascera. Foi a primeira viagem em massa de italianos do norte da Itália.

A data comemorativa é uma homenagem ao imigrante italiano que com sua garra e determinação construiu escolas, igrejas, restaurantes, hospitais e cultivou a terra. Em busca de um futuro melhor trouxeram seus hábitos, seus costumes, sua religiosidade, sua formação profissional e enriqueceram a nossa cultura, contribuindo para o progresso e desenvolvimento do Brasil.

Contato

ItáliaItália

Giovanni Bizzarri
Heloisa Vailati

Contato por e-mail

Preencha o formulário abaixo:

WhatsApp