I giorni della merla

Os dias 29-30-31 de janeiro são conhecidos tradicionalmente, na Itália, como "i giorni della merla".

I GIORNI DELLA MERLA

 

Os dias 29-30-31 de Janeiro são conhecidos tradicionalmente, na Itália, como i giorni della Merla ou i dì della Merla, indicando um dos períodos mais frios do inverno.

Mas onde se origina esta crença, que faz parte da vida de todos os italianos?

Muitas são as versões que explicam a origem dessa lenda. E em todas existe um único protagonista: uma Merla (melro, em português), um pássaro que a muito tempo atrás era admirado pela beleza de sua penugem branca e o bico amarelo.

Reza a lenda que uma família de melro (pai, mãe e tres filhotes) tinha chegado em Milão no final do verão e fizeram morada no topo de uma árvore situada no pátio de um edifício em Porta Nuova (bairro milanes) e, no inverno, se abrigaram embaixo de uma calha para se proteger da neve que naquele ano era abundante. O gelo dificultava a procura de alimentos e, todas as manhãs o melro voava em busca de comida, que se tornava cada vez mais escassa. Um dia o melro decidiu voar além da fronteira da neve a fim de encontrar um refúgio mais tranquilo para sua família. O melro fêmea a fim de proteger seus filhotes do frio transferiu o ninho para um telhado próximo, onde uma chaminé fumegava e emanava um pouco de calor. A tempestade de neve fez com que o melro ficasse longe de casa por tres dias (os últimos tres dias do mes de Janeiro). Quando retornou quase não reconheceu a família pois tinham se tornado todos pretos devido à fumaça da chaminé. No primeiro dia de Fevereiro apareceu um tímido sol e saíram todos do ninho invernal, até mesmo o chefe de família tinha escurecido em contato com a fuligem. E, desde então, os melros nasceram todos pretos e os brancos se tornaram uma exceção.

Contato

ItáliaItália

Giovanni Bizzarri
Heloisa Vailati

Contato por e-mail

Preencha o formulário abaixo:

WhatsApp