Páscoa na Itália

Tradicões italianas na Páscoa.

PÁSCOA

tradições italianas

 

 

Páscoa na Itália é festejada no domingo de Páscoa e na segunda-feira, chamada de Lunedì di Pasquetta, que em geral é um dia dedicado a fazer picnic em montanha. Na Sexta-Feira Santa existe o costume de numerosas procissões, principalmente nas cidades pequenas, mas não é feriado.

A gastronomia é o elemento central e, apesar do ditado “Natale con i tuoi, Pasqua con chi vuoi” (Natal com a família, Páscoa com quem quiser), os italianos adoram se reunir também no domingo de Páscoa para degustarem os alimentos típicos do período. Apesar das tradições variarem de região para região existem alguns alimentos que são típicos da maioria, senão de todas.

Os principais pratos são:

Piselli (Ervilhas)
As ervilhas, geralmente temperadas com salsinha, são o principal contorno (aquele prato que acompanha as carnes) no dia de Páscoa e são também um símbolo da chegada da primavera.

Agnelo arrosto (Cordeiro assado)
Como em muitos outros países cristãos o cordeiro é um símbolo pasqual e por isso é também o prato principal do almoço de Páscoa. Uma das especialidades mais famosas é o assado de pernil de cordeiro.

Cappelletti in brodo (Sopa de capelletti)
Depois do abundante almoço do Domingo de Páscoa o jantar deve ser leve e não pode faltar a sopa de capelletti.

Colomba pasquale (Pomba)
É a principal sobremesa do período de Páscoa e o presente mais frequente quando se é convidado para o almoço de Páscoa. É um doce em forma de pomba, coberto com açúcar e amêndoas.

Uova di Pasqua (Ovo de Páscoa)
Na Itália não existe a tradição do coelho da Páscoa mas as crianças são presenteadas com ovos de chocolate na manhã do dia de Páscoa e são muito curiosas em descobrir qual a surpresa se esconde dentro do ovo de Páscoa. 

 

BUONA PASQUA A TUTTI!

FELIZ PÁSCOA!

Contato

ItáliaItália

Giovanni Bizzarri
Heloisa Vailati

Contato por e-mail

Preencha o formulário abaixo:

WhatsApp